Alysson Paolinelli: o homem que reiventou o agronegócio brasileiro

por | 30 jun 2023 | Notícias | 0 Comentários

Relembrando a vida e os legados de Alysson Paolinelli, um dos maiores representantes do setor

** Data da publicação 30/06/2023

Com profunda tristeza, recebemos a notícia do falecimento de Alysson Paolinelli, um dos maiores nomes quando o assunto é desenvolvimento da agricultura brasileira. Como forma de homenagear o seu legado, vamos relembrar a trajetória de Paolinelli e os seus importantes passos.

Nascido em Bambuí (MG) no ano de 1936, Alysson Paolinelli tinha uma conexão profunda com o setor agrícola desde jovem. Seguindo os passos de seu pai, ele se formou em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) em 1959, marcando o início de uma carreira brilhante dedicada ao desenvolvimento da agricultura brasileira.

Logo após sua graduação, Paolinelli começou a lecionar na mesma instituição e, posteriormente, assumiu o cargo de diretor, que ocupou até 1970. Sua paixão pelo setor o levou a se tornar um incansável defensor e impulsionador das práticas agrícolas inovadoras em nosso país.

Secretário da Agricultura

Ao longo de sua vida, Alysson Paolinelli desempenhou papéis de destaque na esfera pública e privada. Foi Secretário de Agricultura do Governo de Minas Gerais em 1971, onde criou programas pioneiros, como o Programa de Crédito Integrado (PCI) e o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Parnaíba (Padap), que tiveram um impacto significativo no avanço da agricultura no estado.

Sua contribuição para o setor não parou por aí. Paolinelli ocupou o cargo de Secretário de Agricultura do estado de Minas Gerais por mais duas vezes, de 1991 a 1994 e de 1995 a 1998, deixando um legado de transformações e avanços em prol do agronegócio.

Ministro da Agricultura

Sua visão visionária e liderança notável o levaram ao posto de Ministro da Agricultura em março de 1974. Durante seus cinco anos no cargo, Alysson direcionou seus esforços para o desenvolvimento do setor no Centro-Oeste do país, além de ser um dos principais responsáveis pelo progresso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição recém-criada na época.

Alysson Paolinelli ficou conhecido também por sua incansável busca pela autossuficiência alimentar no Brasil. Seu trabalho incisivo resultou em investimentos na ciência e na tecnologia agrícola, ofertando bolsas de estudo para cursos de Mestrado e Doutorado em todo o mundo. Essas ações visavam não apenas garantir a segurança alimentar de nossa população, mas também reduzir a importação de produtos agrícolas.

Seu legado é inegável e suas conquistas reverberam até os dias de hoje. Sob sua influência, o Brasil se tornou um dos maiores produtores e exportadores de alimentos.

Ficou interessado? Quer saber mais?