A safra brasileira de grãos 2018/2019 pode chegar a 238,9 milhões de toneladas, crescimento de 4,9%, ou 11,2 milhões de toneladas em comparação com o ciclo anterior. Em relação a área plantada, a estimativa é de alta de 1,9%, totalizando 629 milhões de hectares, os números fazem parte do 9º levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o estudo, o bom resultado se deve, principalmente, ao crescimento da produção do milho que deve atingir 97 milhões de toneladas, aumento de 20% em relação a safra 2017/2018. Um dos destaques é o aumento da área de milho segunda safra, que foi bastante estimulada pela antecipação da colheita da soja e pela possibilidade de aproveitamento integral da janela climática.

A soja, uma das principais commodities do agronegócio brasileiro, deve alcançar a marca de 114,8 milhões de toneladas, resultado 3,7% inferior em comparação ao ciclo anterior, porém, a segunda maior média da série histórica da Conab. Apesar da queda de produtividade, a soja tem se mostrado um produto com forte liquidez e suporte de preços no âmbito interno, o que reforça a aposta de muitos agricultores no cultivo do grão. Prova disso, é que a área plantada cresceu 1,9% e superou a marca de 35.820 milhões de hectares.

Outra cultura beneficiada pelo incremento dos preços foi o algodão. Diante do bom desempenho das cotações da pluma, os produtores brasileiros investiram na cultura e a produção estimada é de 2,6 milhões de toneladas de algodão em pluma. Já a área plantada registou recorde de crescimento de 36,2%.

Culturas de inverno:

O plantio da safra de inverno tem crescido rapidamente e deve ser finalizado nas primeiras semanas de julho. A expectativa é que a produção nacional seja de 6,74 milhões de toneladas em uma área plantada de 2,5 milhões de hectares. Entre as principais culturas dessa época do ano estão o trigo, com produção estimada em 5,46 milhões de toneladas, aveia, 820 mil toneladas e cevada, 353 mil toneladas.

Ficou interessado? Quer saber mais?

Compartilhar

Compartilhe essa notícia com seus amigos!