Minas de Ouro Ep. 13: conheça a história de Lennis Afraire Rodrigues

por | abr 19, 2023 | Canal Digital, Institucional, Minas de Ouro | 0 Comentários

A protagonista do Minas de Ouro Ep. 13 é Lennis Afraire Rodrigues, coordenadora de pesquisa em inseticidas da Ourofino Agrociência

  ** Data da publicação: 19/04/2023

O Minas de Ouro, neste 13º episódio, entra no universo da pesquisa agrícola para contar a história de Lennis Afraire Rodrigues, coordenadora de pesquisa da Ourofino Agrociência. A protagonista desta edição atua na liderança dos estudos da Estação Experimental da Ourofino Agrociência, localizada em Guatapará (SP), com ênfase em pragas, para encontrar as melhores soluções em inseticidas.

Conheça abaixo a história de Lennis para este novo episódio da campanha Minas de Ouro.

Carreira profissional

Lennis começou a trilhar sua carreira com o agro ainda no período escolar. Na adolescência, concomitantemente ao ensino médio, concluiu o curso técnico em Meio Ambiente, em 2006.

Logo em seguida, no ano de 2007, iniciou sua graduação em agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), concluída em 2012.

Sempre focada no mundo acadêmico, Lennis continuou sua trajetória com o mestrado em agronomia, também pela UFMS, em 2015, e atualmente, cursa doutorado em proteção de plantas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

Já no mercado de trabalho, a protagonista do Minas de Ouro comenta que uma das primeiras atividades foi justamente em pesquisa, que lhe conferiu o título de docente de curso técnico.

“Entendi que pesquisa e extensão andavam próximas. Foi uma experiência indispensável. Me apaixonei pela academia e por lecionar”, complementa.

Há cinco anos na Ourofino Agrociência, a coordenadora, passou por diversos cargos, mas sempre ligados à pesquisa. Iniciou sua jornada como analista de Pesquisa e Desenvolvimento Pleno, em 2018 e, no final de 2022, chegou à coordenação de pesquisa de inseticidas.

Mulher no agro: “semear, esperar, cuidar e colher”

Há mais de dez anos no mercado, Lennis percebeu que a presença feminina no agro é cada vez maior e o número se intensifica quando  a visão se volta à área de pesquisa.

“Percebi que existem nichos onde há mais mulheres e a pesquisa atrai muitas delas. Ainda que não seja uma regra, elas se dedicam mais anos aos estudos”, comenta a pesquisadora.

Sobre a participação da mulher no segmento agro, Lennis enfatiza que ser mulher não é um fator limitante, mas, sim, em muitos casos, um ponto de vantagem. “Elas não têm medo de desbravar e é isso o que a agricultura precisa. É o ato de semear, esperar, cuidar, colher e olhar os frutos.”

Flavia_Biazotto_Minas_de_Ouro

A importância do trabalho

Acima de tudo, Lennis é categórica ao dizer que o mais importante para o sucesso é o trabalho. “Trabalhar sempre com humildade, ética, respeito às pessoas e determinação é a receita perfeita para qualquer pessoa alcançar os seus ideais. Existe espaço para todos”, finaliza.

Conheça o Minas de Ouro

A campanha Minas de Ouro é uma criação da Ourofino Agrociência que tem como principal meta valorizar e dar holofotes ao trabalho da mulher em prol da agricultura brasileira.

Para isso, convidamos mulheres das mais diversas áreas do agro, que trazem o seu ponto de vista, as possibilidades do mercado e os desafios que ainda são necessários superar.

A marca “Minas de Ouro” foi criada com base em dois significados principais. O primeiro, “Minas”, se refere às mulheres, no sentido informal da palavra, também ao estado de criação dos fundadores e onde está localizada a fábrica da Ourofino, Minas Gerais. “Ouro” se baseia no minério precioso. Portanto, no resultado final, o nome “Minas de Ouro” se traduz sobre a preciosidade da mulher da agricultura brasileira.

Outras histórias do Minas de Ouro

Veja abaixo vídeos de outras mulheres que fazem brotar histórias inspiradoras.

Ficou interessado? Quer saber mais?