Minas de Ouro: conheça a história de Maria de Fatima Lanfredi

por | jun 29, 2023 | Canal Digital, Institucional, Minas de Ouro | 0 Comentários

Conheçã dona Fátima, produtora de cana-de-açúcar e protagonista do 14º episódio do Minas de Ouro

  ** Data da publicação: 29/06/2023

Neste 14º episódio do Minas de Ouro, você conhecerá a história de Maria de Fátima Lanfredi, gentilmente conhecida como dona Fátima. Produtora de cana-de-açúcar na cidade de Pirangi (SP).

Confira abaixo os principais pontos do episódio.

A relação de Maria de Fátima com o agro começou cedo, ainda criança, através da propriedade rural adquirida por seu pai. Já o trabalho com a terra, no entanto, teve de esperar um pouco mais para acontecer. Isso porque, antes de ser produtora, Dona Fátima foi professora, contadora e vereadora, posição que a levou para a presidência da Câmara dos Vereadores de Pirangi (SP) por três vezes.

A ocupação como produtora de cana-de-açúcar veio por um motivo amargo, o falecimento de seu marido, que até então fazia a gestão do negócio. Dona Fátima transformou em combustível esse acontecimento para tomar a frente dos negócios.

Memórias

O local onde hoje é dedicado ao trabalho também traz memórias afetivas para dona Fátima. Seu casamento foi realizado na área onde foi gravado o Minas de Ouro.
“Eu fui criada aqui dentro e me casei aqui, aqui eu criei meu filho. Eu tenho muito orgulho do que meu pai me deixou, porque ele trabalhou muito, ele era uma pessoa muito honesta, muito trabalhador, e eu procuro seguir as mesmas linhas.”

Desafios

A trajetória de dona Fátima é repleta de desafios e todos eles superados com maestria. Ela conta que após alguns problemas de saúde, sua locomoção ficou comprometida, o que dificultava seu deslocamento pela fazenda.

“Meu marido falava: ‘não vai descer do carro que você vai cair.’ Assim, eu fiquei muitos anos sem descer do carro”, disse dona Fátima.

Passados alguns anos, seu marido, que até então cuidava das áreas, adoeceu rapidamente e necessitou de cuidados, onde foi necessário “abandonar” a fazenda e dedicar-se a ele.

Infelizmente, após alguns meses, seu marido faleceu e foi, então, que dona Fátima decidiu liderar a produção nas áreas. Ela redescobriu seu amor pela terra e, mesmo enfrentando limitações físicas, provou que a liberdade não conhece barreiras.

“Hoje com bengala, com deficiência, eu provei que a liberdade é a minha. A minha limitação não me segura. Não é uma deficiência que vai fazer você achar obstáculo”, complementa.

Liderança

Após tomar a frente dos negócios, dona Fátima decidiu montar uma equipe. “Eu montei uma equipe de catação com o Roberto, Pedro e Miguel, de Taiaçu (SP). Além de uma equipe com tratores liderada por Otávio Balsanelli, e a Nova Era Agrícola, onde compro meus insumos.”
Com este time, ela conta que é possível realizar todos os trabalhos na propriedade.

Força para superação

Maria de Fátima é um exemplo de determinação e superação. Ela enfatiza a importância de ter foco, vontade e fé para enfrentar os desafios da vida.
Nada veio facilmente para Maria de Fátima, e ela rejeita a ideia de que o sucesso é resultado de sorte. Sua história é uma prova viva de que o trabalho árduo e a determinação são essenciais para alcançar nossos objetivos.

“Digo para as mulheres, se você encontrar um obstáculo, não desvie dele, mas sim passe por ele”, complementa a mina de ouro.

Maria de Fátima desafia estereótipos e mostra a força e a determinação das mulheres. Ela acredita que as mulheres têm uma força tremenda e são capazes de dominar o mundo, desafiando as noções ultrapassadas de fragilidade.

E finaliza com uma excelente frase: “a mulher é um sexo forte. A mulher é um ser forte, um ser que tem determinação, que tem postura. A mulher é um ser que tem força. A mulher tem garra.”

Aproveite essa oportunidade e assista ao vídeo emocionante que destaca a força, a garra e a resiliência de Maria de Fátima. Conheça a sua história e seja inspirado por essa mulher incrível que enfrentou desafios e conquistou o sucesso.

Conheça o Minas de Ouro

A campanha Minas de Ouro é uma criação da Ourofino Agrociência que tem como principal meta valorizar e dar holofotes ao trabalho da mulher em prol da agricultura brasileira.

Para isso, convidamos mulheres das mais diversas áreas do agro, que trazem o seu ponto de vista, as possibilidades do mercado e os desafios que ainda são necessários superar.

A marca “Minas de Ouro” foi criada com base em dois significados principais. O primeiro, “Minas”, se refere às mulheres, no sentido informal da palavra, também ao estado de criação dos fundadores e onde está localizada a fábrica da Ourofino, Minas Gerais. “Ouro” se baseia no minério precioso. Portanto, no resultado final, o nome “Minas de Ouro” se traduz sobre a preciosidade da mulher da agricultura brasileira.

Outras histórias do Minas de Ouro

Veja abaixo vídeos de outras mulheres que fazem brotar histórias inspiradoras.

Ficou interessado? Quer saber mais?