Tratamento de sementes: importante para proteção no início das culturas

por | 23 jan 2023 | Notícias | 0 Comentários

Seja industrial ou on farm, o tratamento de sementes contribui para o controle de doenças e pragas nas culturas de soja e milho

** Data da publicação 23/01/2023 – atualização: 14/09/2023

O Brasil segue superando recordes na produção de grãos, principalmente soja e milho. Os levantamentos podem ser encontrados no site da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Para manter os níveis altos de qualidade e produtividade, o tratamento de sementes é imprescindível. A medida protege a cultura contra pragas e doenças já no estádio inicial de desenvolvimento, o que permite o melhor crescimento e estabelecimento da planta.

Lenisson Carvalho, gerente de marketing Cerrado da Ourofino Agrociência, pontua que a prática ganha cada vez mais força com a melhoria de estrutura e maquinários, aumentando o rendimento operacional com qualidade e segurança do tratamento de sementes. O tratamento de sementes visa o melhor recobrimento e distribuição do produto, secagem mais rápida e menor dano ao grão, tornando o processo mais dinâmico e preciso.

Tipos de tratamento de sementes

Nas áreas de produção brasileira, os produtores optam por dois tipos de tratamento de sementes (TS), o chamando on farm, ou seja, realizado dentro da propriedade, e o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), no qual as sementes adquiridas já vêm tratadas.

De acordo com Carvalho, o TS protege as culturas de pragas como lagartas, percevejos, coleópteros desfolhadores e mosca-branca, causadora de danos e transmissão de doenças na fase inicial das culturas.

tratamento de semente milho inseticida

Além disso, atua no manejo de doenças e, em alguns casos, no controle inicial de nematoides. “Um dos principais desafios na produção de sementes é justamente deixá-las isentas do dano de pragas e doenças. Dessa forma, terão ótimas condições para seu desenvolvimento inicial, etapa que o tratamento atua”, orienta Carvalho.

No estádio inicial, quando não controladas, as pragas e doenças causam a mortalidade das plantas, reduzindo estande e produtividade das lavouras. Por isso, a escolha de produtos adequados para a técnica é mais um fator fundamental no campo.

ÍmparBR solução para o manejo inicial de pragas

Para o tratamento de sementes nas culturas da soja e milho, a Ourofino Agrociência destaca o ÍmparBR, inseticida altamente sistêmico, com excelente controle de sugadores e pragas de solo, assegurando a produtividade e a manutenção do estande inicial das culturas.

No cultivo de soja e de milho, o produto controla importantes pragas, como a mosca-branca (Bemisia tabaci raça B), a cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), o percevejo barriga-verde (Dichelops furcatus) e o Coró (Liogenys fuscus), alvos do inseticida ÍmparBR.

Inclusive, o produto é um dos lançamentos da Ourofino Agrociência. Para saber mais sobre o ÍmparBR e proteger o desenvolvimento inicial das culturas, clique aqui.

Ficou interessado? Quer saber mais?