Lagarta-do-cartucho

Informações básicas

Nome científico: Spodoptera frugiperda

Outros nomes: Lagarta-do-cartucho, lagarta-militar

Dano: A lagarta-do-cartucho ataca principalmente as estruturas reprodutivas da planta, e também hastes, plântulas e pecíolos, podendo ocorrer em qualquer estágio do ciclo produtivo.

Importância do alvo

Conhecida popularmente como lagarta-do-cartucho, a Spodoptera frugiperda é uma das principais pragas da cultura do milho. A lagarta é um inseto polífago, capaz de se alimentar de diversos tipos de plantas e apresenta enorme potencial de dano.

Na soja a lagarta-do-cartucho pode causar danos em todo o estágio de desenvolvimento, na fase inicial, por exemplo, a Spodoptera frugiperda ataca as plântulas e hastes, prejudicando o estabelecimento da cultura no campo. A lagarta também se alimenta de estruturas reprodutivas da planta como flores e vagens. No milho, a praga está presente desde a emergência da cultura até a formação das espigas, podendo causar a desfolha, com sintomas característicos de raspagens foliares, além de se alimentar de espigas e pendões.

Nos últimos anos, a incidência da Spodoptera frugiperda tem crescido substancialmente. Segundo a Embrapa, entre os motivos, está o aumento do uso de variedades de soja transgênicas, resistentes as principais espécies de lagartas, o que faz com que muitos agricultores não realizem o manejo químico, favorecendo a infestação de espécies do gênero Spodoptera, em especial a frugiperda.

Culturas que a lagarta-do-cartucho ataca

Algodão
Algodão
Couve
Couve
Fumo
Fumo
Mandioca
Mandioca
Milheto
Milheto
Milho
Milho
Pastagem
Pastagem
Soja
Soja
Sorgo
Sorgo
Trigo
Trigo

Informação

Veja no vídeo abaixo os danos que a lagarta-do-cartucho pode causar nas culturas da soja e do milho e a importância do manejo químico para controle da praga.

Produtos para controle

BrilhanteBR®

Culturas:
Lagarta do cartucho |
Ingredientes Ativos:
Metomil 215 g/l

Capataz

Culturas:
Lagarta do cartucho |
Ingredientes Ativos:
Clorpirifós 480 g/L

Estação Experimental

Relatório de
Sustentabilidade

Fábrica de Experiências

Agrilson