Minas de Ouro: conheça a história de Marina Sturion Bortoletto

por | mar 23, 2022 | Canal Digital, Minas de Ouro | 0 Comentários

Nova personagem do Minas de Ouro, Marina é formada em engenharia agronômica há 8 anos, mas desde a infância se vê cercada pelo agro

  ** Data da publicação: 24/03/2022

Conheça o Minas de Ouro

A palavra “Minas” se refere a dois importantes conceitos. O primeiro, às mulheres, que batalham diariamente no agro e a presença cresce a cada dia. Em segundo, às raízes da Ourofino, pois remete ao estado natal dos sócios-fundadores da companhia, Jardel Massari e Norival Bonamichi, Minas Gerais e onde também está localizada a fábrica da empresa.

Da mesma forma, “Ouro” também possui dois significados que se complementam: o primeiro – e mais importante para esta campanha – reflete ao minério precioso e muito valioso, assim como as mulheres; Ainda, “Ouro”, traz a ligação com o nome da companhia, Ourofino Agrociência.

A nova personagem da série em reconhecimento da força da mulher na agricultura brasileira é Marina Sturion Bortoletto, engenheira agrônoma, que vive, desde a infância, rodeada pelo agro, e assim, seu futuro não poderia ser diferente.

* Clique nas setas para ver mais fotos e nas imagens para expandir

Crescendo no agro

Marina sempre esteve ligada com o meio agrícola e isso tem grande influência da sua família. “Meu pai é engenheiro agrônomo e minha irmã mais velha também”, complementa.

Ao chegar à vida adulta, o destino da Mina de Ouro não foi diferente. Ao unir seu gosto pelas áreas de exatas e biológicas e a tradição da família, Mariana decidiu cursar engenharia agronômica pela Esalq/USP – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” de Piracicaba (SP). Hoje, já atua há quase 10 anos na área.

Mariana é filha de Arnaldo Bortoletto, atual presidente da Coplacana, cooperativa de Piracicaba (SP) e parceira da Ourofino Agrociência, que conta com diversas filiais que espalhadas pelos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Inclusive, é na Coplacana que ela trabalha atualmente, atuando no atendimento de cooperados que buscam as soluções para as culturas de cana-de-açúcar e milho.

Diferenciais das Minas de Ouro

Assim como em todas as áreas que as mulheres atuam, a engenheira agrônoma percebe que a presença da figura feminina é importante para o agro, pois elas possuem diferenciais que contribuem para o desenvolvimento da agricultura.

“Somos mais perfeccionistas, detalhistas e, na maioria das vezes, não agimos por impulso”, complementa. Porém, ela destaca que há ressalvas para ambos os lados e isso se complementa com as características masculinas, trazendo bons resultados para a agricultura.

 

Recado para as mulheres da agricultura

Com quase dez anos na área, Marina já colecionou desafios que precisou superar. Assim, ela finaliza com um recado para toda a força feminina da agricultura brasileira.

“Quero dizer para as mulheres que não desistam, somos capazes e temos que usar os nossos dons que nos diferenciam dos homens. Além disso, precisamos nos unirmos para mostrar a nossa força”, encerra a engenheira agrônoma.

Outras histórias do Minas de Ouro

Veja abaixo vídeos de outras mulheres que fazem brotar histórias inspiradoras.

Ficou interessado? Quer saber mais?