Minas de Ouro: conheça a história de Luciana D’Elboux Lourenço

por | mar 15, 2022 | Canal Digital, Minas de Ouro | 0 Comentários

Há quase um ano na empresa, a Mina de Ouro já se considera apaixonada pela agricultura

  ** Data da publicação: 16/03/2021

Entenda a campanha Minas de Ouro

Durante o mês de março, a Ourofino Agrociência intensifica a campanha “Minas de Ouro”. Esta ação busca trazer histórias de mulheres que fazem do agro a sua trajetória de vida.

O nome “Minas de Ouro” foi idealizado pela companhia por dois grandes motivos. O primeiro nome, “Minas”, reflete primeiramente à mulher, foco deste projeto, mas também às raízes da companhia. É em Minas Gerais que está a nossa fábrica e onde os nossos fundadores nasceram e foram criados. “Ouro” refere-se ao nome da companhia “Ourofino” e se traduz ainda em preciosidade, algo valioso, assim como as mulheres do agro, que batalham diariamente para superar barreiras e conquistarem seu espaço.

O agro envolve diversos processos, passando pelas mais diversas mãos até chegar ao campo. Todas essas áreas contam com a presença feminina cada vez mais constante. Dessa forma, para retratar o trabalho feminino dentro da Ourofino, convidamos a diretora de Gestão de Pessoas e Performance Social, Luciana D’Elboux Lourenço para participar do Minas de Ouro. A gestora já coleciona capítulos de amor pela agricultura brasileira.

Uma carreira de sucesso

Luciana conta que começou a carreira de uma forma não tradicional para a área de recursos humanos. A gestora é formada em Jornalismo pela PUC/Campinas – Pontifícia Universidade Católica de Campinas e com pós-graduações e MBAs em Comunicação Organizacional e Recursos Humanos.

Assim, levando em consideração a sua formação, durante boa parte da sua trajetória profissional, a diretora atuou como jornalista, mas em determinado momento resolveu mudar esse roteiro. Dessa maneira, ela começou sua nova jornada na área de gestão de pessoas. “Entendi que a expertise em comunicação agregaria valor para atuar na área de recursos humanos.”

Ligação com o agro

Desde quando era comunicadora, a diretora se diz tocada pelo mercado. “Costumo dizer que eu sempre flertei com o agronegócio.” E complementa: “sempre reconheci o valor deste mercado para o Brasil e isso faz muito sentido para mim.”

Além disso, a gestora destaca a importância do agro no mercado de trabalho e para a alimentação do mundo. “Sem um agronegócio efetivo, nós não alimentaríamos o mundo.” Segundo ela, é necessário manter a pujança desse modelo de negócio para manter o desenvolvimento da sociedade.

Importância do propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira

O propósito de Reimaginar a Agricultura Brasileira envolve não somente o desenvolvimento de produtos que contribuem para atingir a máxima produtividade das lavouras, mas também a busca por novas tecnologias e serviços que sejam aliados do produtor. Para isso, há um amplo investimento em diversas áreas.

Luciana, quando entrou na empresa há quase um ano, percebeu como isso está enraizado e influencia em todos os processos da Ourofino. “Uma surpresa ao entrar no agronegócio foi encontrar muita tecnologia, pesquisa e inovação”, complementa a gestora.

Com base nisso, a gestora exemplifica como isso influencia na sua área de atuação: “todos os dias sou desafiada a encontrar talentos, retê-los e valorizá-los para que eles possam crescer e se desenvolverem na empresa.”

Recado para as mulheres

Luciana encerra o episódio com um recado importante para as mulheres, principalmente as que estão começando a se aventurar pelo mundo do agro: “foi-se o tempo em que existiam profissões ou carreiras delineadas para o perfil feminino. Portanto, elas devem acreditar que podem ser o que quiserem.”

Além disso, a gestora recomenda sempre se aprimorar academicamente e fazer alianças com outras pessoas que possam contribuir com a carreira.

“Escolher é muito bom. Se eu puder dar uma dica: não deixe ninguém tomar uma decisão por você. Seja protagonista da sua carreira e vá em frente. O céu é o limite para as mulheres”, finaliza a Mina de Ouro.

Outras Histórias

Veja abaixo vídeos de outras mulheres que fazem brotar histórias inspiradoras.

Ficou interessado? Quer saber mais?